Cada vez mais o armazenamento em nuvem é utilizado por empresas. Pesquisa da PwC aponta que 63% das organizações executam operações de TI em Cloud Computing
Imagine as seguintes situações: sua empresa fica em uma região que passa por oscilações frequentes de energia elétrica, resultando na perda de documentos. Ou sofreu com um forte cibercrime; ou ainda foi uma das corporações vítimas de atentados ou desastres naturais. Além da atenção e suporte de qualidade aos seus colaboradores, porque não proteger os dados corporativos por meio do armazenamento em nuvem?
Além de ser mais seguro, os serviços de armazenamento em nuvem (Cloud Computing) facilita e sincroniza o acesso às informações por diferentes dispositivos, entre eles, computadores, tablets e smartphones. Os colaboradores da sua empresa conseguirão acessar e compartilhar diferentes e grandes volumes de dados. Outro ponto positivo é a redução de custos na aquisição e manutenção de uma infraestrutura que pode falhar e acarretar em gastos maiores para recuperar o que foi perdido.
Armazenamento em nuvem, um céu digital cheio de possibilidade
+ informações seguras
+ produtividade
– gastos
– riscos
Quer viver no cenário acima? Com a nuvem que a internet nos oferece, você tem um céu digital com mais possibilidades e mobilidade. Os recursos oferecidos pelos provedores de Cloud Computing possibilitam pessoas físicas e corporações quebrarem barreiras territoriais, adquirindo informações e dados no momento que precisar, além de fortalecer a Segurança da Informação sobre conteúdos pessoais e profissionais.
Realizada pela PwC, a pesquisa global de Segurança da Informação 2017¹ destaca que mesmo com os benefícios vindos da transformação digital, como a Internet das Coisas, também é preciso agilidade na segurança cibernética. Alguns dos dados ressaltam que 63% das organizações executam operações de TI em nuvem e 59% gastam em segurança justamente por impactos desses avanços. A análise consultou mais de 10 mil executivos e líderes de TI e de segurança e privacidade da informação.
No primeiro semestre deste ano o portal ComputerWorld noticiou que 94% das empresas brasileiras terão soluções em nuvem até 2020 como um caminho para aumentar eficiência, de acordo com estudo da GlobalData, encomendado pela Cisco e Intel.
Portanto, dá para perceber a importância desse serviço de Cloud Computing, justamente por oferecer grande espaço para armazenamento e segurança em camadas, que muitas vezes não é encontrada em Nuvem Privada³.
Dicas básicas para o uso do armazenamento em nuvem a favor da sua empresa
- Mantenha a política de segurança da informação da empresa em dia para aumentar a proteção sobre as vulnerabilidades;
- Se você tem receio em deixar certos documentos sigilosos neste sistema, então direcione-os para backups eficientes, como o backup 1-2-3;
- Antes de adotar qualquer provedor de armazenamento em nuvem, analise com atenção o contrato estabelecido.
Aproveite para realizar uma gestão de TI otimizada, integrando o hardware e software conectados com a sua rede, paralelo ao uso via web. Ao trabalhar com um sistema disponível em nuvem, você e os técnicos terão acesso completo aos dados que necessitam e em qualquer momento, seja por desktop, tablet ou smartphone.
Provedores de armazenamento em nuvem com opções gratuitas
A seguir, destacamos as versões gratuitas de soluções de armazenamento em nuvem para você já começar a explorar e verificar como elas poderão colaborar no seu dia a dia, no trabalho ou em projetos pessoais.
Google Drive: 15 GB gratuitos
DropBox: até 2 GB consegue espaço gratuito
Onedrive: 5 GB gratuito
Mega: 50 GB grátis
Amazon Drive: até 5 GB de armazenamento gratuito
“Conheça o Milvus e teste Grátis por 15 dias uma solução totalmente em nuvem e aumente sua produtividade, faça sua Gestão de clientes e equipes em um só sistema.”