Quem já precisou implementar bloqueios a sites indesejados (pornografia, crack, proxy, etc) sabe como é extremamente complicado e é praticamente impossível cadastrar todos esses tipos de sites em um arquivo .txt que será lido pelo proxy (squid), ou alguma solução que trabalhe em conjunto com o mesmo (dansguardian).
Apresento com esse post uma outra forma de bloqueio a esses tipos de conteúdos e de quebra a instalação de um cache DNS para a sua rede local.
Primeiramente precisamos realizar um cadastro no site do OpenDNS (www.opendns.com). Feito o cadastro e o login vamos criar um rede para administração, clique em “Add a network”.
Na próxima tela preencha o campo com o nome que deseja para a rede, clique em “done” e vamos para a próxima configuração.
Agora clique no IP que aparece, e na próxima tela temos as opções para filtro de conteúdo, vamos selecionar “Custom” … e selecione as categorias que deseja bloquear, e clique em “apply”, em no máximo 3 minutos sua configuração já terá efeito.
Configuração realizada com sucesso, vamos instalar o bind9:
# apt-get install bind9
Vamos realizar algumas modificações e acréscimos:
# vi /etc/bind/named.conf.options
Options { forwarders { 208.67.220.220; 208.67.222.222; }; allow-query { 127.0.0.0/8; 10.1.1.0/24; }; allow-recursion { 127.0.0.0/8; 10.1.1.0/24; }; allow-transfer { none; }; allow-update { none; }; };
OBS.: Acrescente ou modifique e não altere mais nada.
Vamos reiniciar o BIND
# /etc/init.d/bind9 restart
Pronto seus clientes devem apontar o DNS para o IP da máquina com bind.
Mas temos outro problema pois se estivermos utilizando IP dinâmico e houver a troca de IP toda a configuração não irá contemplar esse novo endereço. Mas não se desespere basta instalar o ddclient e alterar a configuração para manter o IP atualizado com o OpenDNS.
# apt-get install ddclient
Preencha os campos com qualquer informação, pois iremos modificar o arquivo de configuração manualmente:
# vi /etc/ddclient.conf
# Configuration file for ddclient generated by debconf ## /etc/ddclient.conf pid=/var/run/ddclient.pid ssl=yes use=web, web=checkip.dyndns.org/,web-skip='IP Address' use=web server=updates.opendns.com protocol=dyndns2 login=SeuLogin password='SuaSenha' MinhaRede
Modificações realizadas, vamos reiniciar o ddclient:
# /etc/init.d/ddclient restart
Faça um teste acessando o site www.playboy.com
Bloqueio a sites por categoria e de quebra um cache local de DNS para acelerar sua rede.
Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de assinar o blog.
Grande Ricardo,
Post Show, mas o editor vi só se rolar uma sobrescrita do binário do vim !!!!!!
rsrsrs
Grande Abraço!!!
Renan,
Eu uso o Debian e o vi na verdade aponta o vim.
Abraços
Ricardo Pinheiro
Ótima dica! Parabéns!!!
Abraço
Gabriel,
Obrigado pelo comentário e seja bem vindo ao nosso portal.
Abraços