Consumidores de conhecimento do Mundo TI Brasil! Neste meu primeiro POST falarei sobre o Mikrotik, um roteador muito poderoso por usar um Linux Embarcado, com um hardware muito potente e o principal, com um preço bem em conta.
Antigamente para comprar um roteador de ótima qualidade e desempenho, você tinha que desembolsar uma fábula, comprando roteadores da família CISCO e/ou de outras marcas.
Com esse pensamento, a RouterBoard ( empresa que produz o Hardware do Mikrotik, não sei exatamente se é a mesma empresa com grupos internos ou não) desenvolveu um roteador com “todo poder bélico” de um linux, com um hardware muito eficaz e de baixo custo. Bem tentei fazer um comparativo sobre valores porem vi que o CISCO é absurdamente mais caro que o Mikrotik.
Um CISCO que faça tudo que um Mikrotik RB1100x2 ( x2 = duplo núcleo de processamento ) custa no minimo R$6.000, enquanto o modelo do Mikrotik dito acima custa +- R$1.300,00.
E com o Mikrotik você consegue fazer muitas coisas de forma bem simples, tanto por linha de comando, tanto pelo sistema web e pelo winbox ( um programa de gerenciamento da própria Mikrotik ), ou seja o custo beneficio do Mikrotik é bem melhor que o CISCO para pequenas e médias empresas. Claro, ainda não vi empresas que usam o Mikrotik para VPN intercontinentais nem nada de gigante porte. Porém ainda temos que respeitar muito a CISCO.
Mas se você está pensando em como manter sua rede segura e estável economizando, pense Mikrotik!
Mesmo com todo poderio, veja o que você pode fazer com o modelo mas simples:
- PtM, PtP
- VPN, EoIP, PPPoE(servidor e cliente)
- VLAN, IP Tunnel, Bridge, Switch
- DNS, Firewall, OSPF, BGP e etc…
No próximo post começaremos a brincadeira com o Mikrotik. Será algo de nível iniciante até o mais avançado que eu consiga ir. Até lá!
Preciso deixar o modem/roteador da NET , modelo CISCO DPC3928S como bridge e colocar um roteador “de verdade”. Você me indica qual ?