Em diversas situações faz-se necessário aos Administradores de TI configurarem diversos servidores de Arquivos em suas corporações e neles aplicar uma Redundância de Dados utilizando o excelente recurso do DFS.
Porém muitos administradores esbarram no problema do grande volume de dados e mais ainda no fato de que todos os servidores com os dados precisarão das mesmas pastas, permissões, bem como dos compartilhamentos.
Para facilitar a vida dos Administradores a Microsoft liberou um pequeno e poderoso utilitário chamado Robocopy (Robust File Copy) que traz muitas melhorias em relação ao seu irmão mais velho xcopy. Com o Robocopy é possível copiar grandes volumes de dados em pouco tempo e até mesmo realizar cópias de arquivos que estão em uso. O Robocopy vem por padrão nos Clients Vista e no Server 2008 em diante por cmd, mas é possível utilizar um ambiente Gráfico através da ferramenta Utility Spotlight.
Vamos conhecer alguns parâmetros e opções do Robocopy. Aqui utilizaremos apenas os que nos serão úteis para correta cópia dos arquivos e suas permissões.
Abra um prompt de comando com elevação. Para conhecer todas as opções do Robocopy digite robocopy /?.
Em nosso artigo iremos utilizar:
/MIR – Espelha todo o conteúdo entre o diretório de origem e destino
/ZB – Tenta realizar em modo reinicializável, caso não consiga realizará em modo backup
/SEC – realiza a cópia também das permissões de segurança
/COPYALL – copia todos as informações dos arquivos
/R – Quantidade de repetições caso haja falha na cópia
/W – Tempo de espera entre as repetições
/V – Mostra o detalhamento na cópia dos arquivos e arquivos ignorados
/ETA – Mostra tempo estimado da cópia dos arquivos
/LOG – Permite armazenar o log com o resumo da operação da cópia
/TEE – abre a janela de console
Abaixo uma prévia dos dados a serem copiados entre o Server1 e o Server2 (ambos fazem parte do domínio e os comandos serão realizados pelo Administrador do Domínio):
É altamente recomendável deixar as mesmas letras de unidade onde os arquivos e diretórios serão armazenados e como o mesmo nome nas partições.
Abaixo a sintaxe do comando e sua aplicação:
Robocopy “origem” “destino” /parâmetros
Cópia sendo realizada
Após a cópia é só acessar o Server2 e conferir os arquivos copiados e suas respectivas permissões.
Boa aplicação a todos.
Ótima dica!!
Bom dia Filipi. Ficamos contentes em poder ajudar com dicas simples e objetivas que facilitem a vida dos Administradores de Rede.
Um grande abraço e bom estudo.
Boa tarde.
Preciso efetuar a cópia de 160GB de arquivos do C:/ do server 2008 para um outro HD dentro do mesmo servidor ( vou transformá-lo em um HD apenas com dados) E:/.
Qual comando posso executar no robocopy para efetuar a copia de todas estas pastas e arquivos com segurança de que TODOS serão copiados??
Obrigado pela ajuda
Amigo, excelente tutorial.
Uma observação, faltou o parametro /E para copiar as subpastas
Abs
Infelizmente o Robocopy pra mim não funcionou, uma tarefa simples, varrer os diretórios e subdiretórios de origem e me copiar apenas os arquivos especificos *.jpg, *.pdf , ele me traz os subdiretórios junto que contem esses arquivos… já testei varias opções e não tem como só copiar os arquivos para o destino sem trazer os subdiretórios, que lastima…
Bom dia.
Tem alguma opção para copiar somente os arquivos alterados? Assim como um backup diferencial… só copiar/substituir os arquivos no destinos mantendo assim os arquivos mais recentes.
Rafael pelo que vi o backup incremental ele já faz automático sem especificação de parâmetro algum.
Bom dia , Estou enfrentando problemas de permissão a mensagem é: O cliente nao tem o privilégio necessário. como resolver este caso
estou tentando fazer copia de um disco no servidor para outro no mesmo servidor com os parametros /e /z /zb /copyall
Robocopy sensacional!!!