Introdução
Ao fazer um laboratório para testar alguns recursos, precisei virtualizar um FreeNAS (para simular um storage e seus recursos) no Proxmox.
Esse procedimento serve tanto para o FreeNAS quanto para o PFsense. Claro que apenas algumas diferenças pequenas. Esse post foi feito com o foco no FreeNAS, mas pode ser perfeitamente aplicado no PFsense ou FreeBSD.
Me deparei com o seguinte problema:
Esse problema ocorreu ao bootar a VM e iniciar o processo de boot do FreeNAS (melhor FreeBSD. A máquina host era um proxmox com processador AMD.
OBS: Nas máquinas host com processador Intel esse problema não ocorre. Realizei o teste com as mesma versões de FreeBSD(FreeNAS / Pfsense).
Para resolver esse problema, recorri ao grande mestre Google e encontrei no forum do pfsense a solução para esse problema. Nesse link (http://forum.pfsense.org/index.php/topic,30593.0.html). No link está faltando parte da solução. No qual vou colocar aqui.
1 – Parâmetro no boot
Ao iniciar o processo de boot, digite a opção destacada na imagem, que no caso é a opção 6 (escape to prompt) destaca em amarelo:
Agora iremos digitar o seguinte comando, também destacado em amarelo:
set hw.mca.enabled=0 boot
Com isso o processo de boot ocorrerá normalmente.
2 – Instalação
Após isso, realize a instalação normalmente.
OBS: lembrando que esse post, não demostra a instalação do FreeNAS pois não é o propósito do mesmo.
Ao finalizar o processo de instalação, reinicie a VM.
3 – Processo
Durante o boot, devemos realizar o procedimento “1 – Parâmentro no boot” novamente, só que agora ao invés de ir para a instalação irá iniciar o sistema normalmente.
4 – Modificação no loader.conf
Vamos entrar no poderoso SHELL para fazer as alterações, veja na imagem:
O diretório raiz (/) está montado somente como leitura (RO – read only), não podemos fazer as alterações logo de cara, precisamos monta-lo com direito de escrita.
# mount -rw /
Agora que está montado como direito de escrita, vamos adicionar o paramentro, para que não precisemos mais ficar fazendo o processo, toda a vez que a máquina iniciar.
# echo "hw.mca.enabled=0" >> /boot/loader.conf
Pronto agora basta reiniciar e observar o boot normalmente sem qualquer intervenção.
OBS: Lembrando que esse processo de virtualizar o FreeNAS no proxmox foi apenas para fins de teste.
Show. Parabéns pelo post.
Excelente post salvou minha vida!