Objetivo:
Objetivo: Nesse Primeiro Post da Serie Irei Falar um pouco Mais Sobre o GLPI ( Gestão Livre de Parque de Informatica ) , O GLPI, abreviatura para Gestion Libre de Parc Informatique, é um sistema desenvolvido com o intuito de fornecer uma poderosa ferramenta para gerenciamento de TI e parques computacionais, tendo como principais funcionalidades o gerenciamento de Help Desk e Inventário de equipamentos de informática de forma integrada. Trata-se de um sistema totalmente livre licenciado pelos termos da licença pública geral, GPL V2, desenvolvido oficialmente na França e presente em mais de 24 países, o sistema foi especialmente projetado com o intuito de criar um banco de dados contendo todas as informações possíveis sobre a vida de cada componente de sua infraestrutura de TI. Com o GLPI é possível conhecer precisamente todo e qualquer manejo realizado sobre todos os itens da rede, incluindo hardware e software, os quais são automaticamente registrados e contabilizados no custo total de propriedade do item, obtendo, os administradores, desta forma, informações valiosas sobre o real custo destes. É uma solução web Open-source completa para gestão de Equipamentos ( Inventario ) e helpdesk. O mesmo gerência os seus o Seu sistema de Help Desk Gerando relatórios com Base em Problemas de Certo hardware e software e suporte ao usuário. Características do GLPI Principais características técnicas do GLPI: * Tecnologia de programação: PHP, AJAX, HTML, CSS; * Banco de dados: MySQL; * Interface: WEB; * Plataforma: Multiplataforma; * Licença: GPL V2; * Autenticação: Compatível com Local, POP/IMAP, CAS, LDAP. ( openldap, AD , Samba4 ) O GLPI possui inúmeras configurações e o suporte a plugins que o tornam uma poderosa e versátil ferramenta. Cabe destacar: * Suporte a replicação de banco de dados via interface; * Suporte a backup via interface; * Arquitetura baseada em plugins; * Integração com o OCS Inventory NG através da sincronização do banco de dados; * Suporte a definição de regras de fluxo de trabalho; * Autenticação de usuários com definição de perfis de permissões de acesso. Funcionalidades do GLPI O GLPI possui um conjunto muito grande de funcionalidades para gerenciamento de ambientes de TI, os quais podem ser expandidas através da adição de plugins. Dentre as principais funcionalidades pode-se destacar: * Gestão de Help Desk; * Gestão de inventários; * Gestão de contratos, clientes, contatos e fornecedores; * Gestão financeira dos componentes inventariados; * Relatórios e estatísticas; * Gestão de reservas; * Integração com o OCS Inventory NG. * Gestão de Projetos Help Desk O Help Desk é o termo que designa o serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas técnicos. É largamente utilizado na informática e em ambientes onde o emprego da tecnologia da informação é dado em uma larga escala. O GLPI fornece um conjunto de funcionalidades de apoio e gestão de Help Desk e Service Desk que podem contribuir significativamente para o efetivo gerenciamento de tais ambientes. Dentre estas funcionalidades cabe destacar: * Abertura de chamados de solicitação de serviço e incidentes; * Controle de custo, tempo de resposta, tempo de solução; * Controle dos procedimentos de cada chamado e dos técnicos responsáveis; * Gerenciamento de reincidência e incidentes; * Integração com o sistema de inventário; * Base de conhecimento; * Quadro virtual de recados; * Agendamento e planejamento de chamados; * Relatórios gerenciais. Inventário Um importante artefato de administração e gestão de parques computacionais, o inventário tem como objetivo montar uma base de dados centralizada contendo informações sobre todo o parque computacional, incluindo informações de hardware e software. O inventário permite que os gestores de TI tenham total domínio sobre o parque computacional da rede onde administram. Através de um inventário eficiente é possível tomar conhecimento sobre todos os componentes de hardware e software instalados, além de informações como, espaço utilizados em disco, compartilhamentos ativos, distribuição dos computadores, custo total de propriedade, informações administrativas, etc. O GLPI possui um sistema de inventário com um conjunto grandioso de funcionalidades permitindo inventariar e gerenciar todos os principais componentes que compreendem um ambiente em rede, como: * Computadores; * Monitores; * Equipamentos de rede; * Periféricos; * Impressoras; * Cartuchos; * Insumos; * Telefones; * Softwares. Integração com o OCS Inventory NG Em micro e pequenas redes, manter o inventário atualizado manualmente não é uma tarefa que desprenda muito esforço, porém, em redes de médio a grande porte tal tarefa torna-se inviável, necessitando desprender muito esforço e mão de obra dedicada. Graças à integração com o sistema de inventários OCS Inventory NG, manter o inventário atualizado é uma tarefa simples que ocorre de forma automática, totalmente sem intervenção humano. O OCS Inventory NG encarrega-se de coletar e inventariar constantemente informações sobre o hardware e o software instalado em cada estação de trabalho, repassando estas informações a seu banco de dados, o qual é sincronizado ao banco de dados do GLPI. Gerência O GLPI possui um módulo com funcionalidades específicas para gerência que permite: * Cadastrar e gerenciar os contatos; * Cadastrar e gerenciar os fornecedores; * Cadastrar e gerenciar os contratos; * Importar e gerenciar documentos externos. Os contatos podem ser vinculados as empresas cadastradas como fornecedores ou clientes. Para cada contato é possível cadastrar um conjunto de informações como: Nome, e-mail, endereço, telefone. Para os fornecedores é possível cadastrar informações como: Nome, telefone, endereço, site, comentários. Os fornecedores podem ser vinculados a contratos que por sua vez são vinculados a algum item do inventário. Os contratos podem representar a contratação de uma empresa para prestação de serviço ou a aquisição de algum novo item seja ele hardware ou software. É possível cadastrar informações como: Nome, preço, duração, período de trabalho, data inicial, etc. Os contratos podem ser vinculados a itens inventariados e arquivos externos podem ser anexados ao contrato. Documentos externos podem ser importados para o GLPI, onde podem receber um link pelo qual podem ser referenciados. Estes documentos podem ser contratos impressos, orçamentos, manuais, etc. Desta forma é possível rastrear com precisão informações contábeis e administrativas de cada item inventariado conhecendo a data de compra, fornecedor, contato, contrato, data de compra, custo, garantia, etc. Gestão financeira dos componentes inventariados TCO (Total cost of ownership) ou custo total da propriedade, é uma estimativa financeira projetada para gerentes de empresas avaliarem os custos diretos e indiretos relacionados à compra de todo o investimento importante, tal como softwares e hardware, além do gasto inerente de tais produtos para mantê-los em funcionamento, ou seja, os gastos para que se continue proprietário daquilo que foi adquirido. O GLPI foi especialmente projetado para atender as necessidades de acompanhamento de cada item inventariado pertencente a infraestrutura de TI, incluindo o gerenciamento do custo total de propriedade. Com o GLPI os administradores terão em mãos, em uma única interface de consulta, dados sobre todo o manejos realizado sobre o dado item e sua consequente contabilização do TCO destacando informações como: * Componentes de hardware instalados; * Softwares instalados; * Conexões com outros equipamentos, como impressoras, scanners e monitores; * Fornecedor, prazo de garantia, custo de compra, lote de compra, número de patrimônio; * Documentos associados; * Registro de ocorrências, custo de manutenção, horas de trabalho dedicado; * Empréstimos; * Histórico de alterações efetuadas. Gestão de reservas ( Emprestimos ) Todos os itens inventariados estão passíveis de serem reservados, devendo apenas disponibiliza-lo para tal. Através de uma agenda é possível gerenciar todos os empréstimos efetuados, obtendo informações de quem reservou, quando e por quanto tempo. O sistema permite consultar as reservas que cada item teve, ou ainda as reservas que cada usuário fez. Comunidade GLPI O GLPI conta com uma comunidade extremamente ativa e organizada. Originalmente desenvolvido e mantido na França a comunidade de desenvolvimento do GLPI cresceu significativamente e está presente em vários países do mundo, inclusive no Brasil, onde várias foram as sugestões e melhorias realizadas no software, sendo a de maior destaque o plugin de sincronização com OCS Inventory NG, desenvolvido pela CELEPAR Informática do Paraná, que hoje já está oficialmente incorporado no sistema. Para maiores informações sobre o projeto GLPI acesse: Página oficial do projeto: http://www.glpi-project.org/ Sistema de gestão de projeto: https://forge.indepnet.net/projects/glpi Página oficial dos plugins: http://plugins.glpi-project.org/
Muito bom, aguardando os próximos posts. Abs
Parabéns pelo artigo. Vou acompanhar. Na atual empresa tem um necessidade enorme de implementar solução de gestão de serviço.
Botei fé, show de bola!
Muito bom seu post, parabéns!
Prezado,
Poderia indicar um aplicativo onde o USUÁRIO solicita permissão de acesso para um sistema, e seu superior VALIDA e encaminha para a área de controle de acessos, com emissão de e-mail em cada etapa, e esse mesmo sistema mantenha os perfis e cadastro dos usuários, atualizados?
Obrigado
Muito bom, simples e objetivo !
Muito bom Jeferson, bem elaborado seu post..
Já usei o glpi antes como usuário, agora quero instalar e implantar na minha empresa.
Estou na fase de instalação do mesmo, apesar de não manjar muito como os colegas acima e vc…hehe.. Em fim na hora de baixar da um erro de certificado de “forge.indepnet.net” não é confiaável…
Será que tem algo haver com a sources.list ? Devo acrescentar alguma coisa.. ??
Aguardo,
Obrigado.
Olá, já trabalho com o glpi há aproximadamente 2 anos, esta semana surgiu uma demanda quanto as reservas de equipamentos onde deve haver um tempo mínimo de 24 horas entre horário atual e a data prevista para a reserva, vocês sabem se existe um módulo ou configuração que faça esta gestão?
Olá! Gostaria de saber por quanto tempo que uma máquina fica cadastrada no banco de dados do OCS + GLPI depois de retirada da rede definitivamente. Obrigado.
Olá, é possível atribuir um preço ao valor de cada chamado?? Se sim, voce pode informar como proceder? Obrigado!
O texto está com muitos trechos repetidos, e em certos pontos, mal traduzido.
E também não tem nenhuma resposta para as dúvidas nos comentários.
Mas ta valendo.
Muito bom
Wauuu
Maravilha esse software. Aqui na empresa daria certo usar ele se tivesse uma pessoa para trabalhar exclusivamente nele. A abordagem da matéria foi ótima pra obter conhecimento sobre o software
Tem Versão em português?
Pessoal, alguém conhece empresas que implementam essa solução ?