Conforme prometido, neste post vou mostrar a instalação do CoreOS fazendo uma continuação deste post, porém de forma mais prática mostrando os passos para instalação e configuração básica de um cluster.
Vou simular uma instalação Bare Metal através do VirtualBox. Note que no site do CoreOS estão relacionadas diversas opções de instalação para todo tipo de ambiente, seja Bare Metal (PXE, iPXE, diretamente em disco), em serviços Cloud (Amazon, Digital Ocean, Azure, Rackspace) ou em plataformas de virtualizalção (Vagrant, VMWare, QEUMU, OpenStack, Eucalyptus, etc). Para cada uma forma de instalação, existem modos diferentes de instalação.
O requerimento para este tutorial em particular, é que você tenha o VirtualBox instalado e um Live-CD de sua distribuição Linux preferida. Neste modelo de instalação, o CoreOS não pode ser instalado sem o uso de um Live-CD pois não permite que seja instalado no mesmo dispositivo que tenha sido realizado o boot. Por exemplo, se você botou uma máquina pelo HD, você não poderá instalar o CoreOS neste mesmo HD. Maiores informações aqui: (https://coreos.com/docs/running-coreos/bare-metal/installing-to-disk/)
Por esta razão, se faz necessário usar um Live-CD para instalar no HD do servidor que estiver usando. Você pode usar qualquer distribuição linux e dar o boot no ambiente do Live-CD para usar o script de instalação usado para realizar a instalação do CoreOS.