Monitorar é preciso, ainda mais quando o mundo corporativo precisa de informações para planejar investimentos, atualizações, expansões e crescimento computacional.
Monitorar em TI é ter informações precisas a um clique de distância, é ter uma interface de fácil leitura e a capacidade de gerar relatórios gráficos para as mais diversas necessidades. O Check-MK é tudo isso e muito mais.
Em sua recém lançada versão 1.2.8 ele é uma ferramenta completa que usa tudo de bom que o Nagios tem e deixa de lado tudo que não é prático ou funcional. Já vem integrado ao pnp4nagios para a geração de gráficos e integração pronta para mapas com nagvis.
Facilidade de uso e alta capacidade de monitoração sem que você precise de um servidor caro para isso.
Permite monitoração local ou remota, permite monitoração de múltiplas empresas em um único servidor mas com interfaces independentes, permite criação de checagens para qualquer coisa que já não venha por padrão ( e ele tem muitas, mas muitas checagens padrão) de forma simples em quase todas as linguagens de programação ou script.
Por isso é a ferramenta ideal para qualquer Gestor ou SysAdmin que quer elevar o nível de controle e informações do seu ambiente, seja local ou remoto.
Tenho alguns anos de uso de ferramentas de monitoração: Nagios, Zabbix, Munin, Rrdtool, MRTG, Check_MK, etc.
Dentre todas essas o Check_MK é a que tem mais flexibilidade, leveza e interface amigável entre todas.
Se você precisa ter uma ferramenta de monitoração poderosa e que está sempre melhorando, use Check_MK. Continue a ler