Possuímos por natureza o instinto de abstrair, ou não dar importância para relevâncias sem contexto para si próprio, e isto é levado para o mundo de trabalho, acadêmico, e etc. Compreende-se que não empregamos de forma correta o uso da informação. Nos últimos anos a sociedade começa a ter uma visão sobre as informações e os conhecimentos gerados por ela, tanto na ajuda e decisão de negócios quanto para tomada de decisões e planejamento estratégico. Atualmente as informações são consideradas recursos críticos e se encontram sob constante risco, como nunca estiveram antes. Com isso a Gestão da Informação tornou-se ponto crucial para as organizações, gerando a necessidade do desenvolvimento de métodos e técnicas que permitissem o tratamento e o valor da informação.
A partir da disseminação das tecnologias de informação, nos últimos anos, meios de comunicação e a globalização, causaram muitas mudanças na maneira das pessoas, instituições, sobretudo no que se diz respeito a Gestão da Informação. Com isso as organizações procuram meios para administrar os seus recursos humanos, tecnológicos e principalmente, informacionais cujo a importância do mesmo. No entanto, surgem teorias de administração que tratam desses recursos que invariavelmente implicam em necessária adaptação e preparação dos profissionais para atuarem nesse novo modelo organizacional. Inclusive, os profissionais da informação, cujo sua função básica é fazer a gestão dos recursos de informação das instituições.