[UTILIDADE PÚBLICA]
Muitas pessoas inadvertidamente estão instalando em seus celulares programas do tipo VPN sem ter a real noção do que se trata.
Vou tentar explicar de forma menos técnica o que está acontecendo com o WhatsApp: qualquer acesso aos servidores do aplicativo WhatsApp partindo do Brasil está bloqueado por ordem de algum Juiz de merda que também se acha Deus.
Um programa do tipo VPN cria uma espécie de “túnel virtual” para uma rede privada (VPN – Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada) que vai criar uma conexão com algum ponto fora do Brasil, permitindo a conexão com os servidores do WhatsApp.
E é aí que mora o problema: apesar de ser possível criptografar os dados em alguns tipos de VPN, qualquer dado trafegado por este túnel pode ser monitorado se a VPN não for segura. E como uma VPN é uma via de mão dupla, seus dados no celular que não estão protegidos de forma adequada também podem ser acessados. Suas fotos, arquivos de áudio, vídeo, anotações, senhas de acesso, tudo isso trafegando por uma rede que você simplesmente desconhece os proprietários.
Não, você não vai morrer por ficar dois dias sem WhatsApp. Existem alternativas como o Skype, Telegram, ICQ, Facebook Messenger entre outros que continuam funcionando normalmente.
Aos amigos e profissionais da área de TI, não incentivem o uso de apps de VPN para burlar a geolocalização. Vocês podem estar contribuindo para que outras pessoas entrem em uma bela roubada!
Divulguem essas informações para aqueles que não sabem exatamente o que é uma VPN e quais os riscos de usar uma VPN desconhecida.
____________________
Carlos Lauff
Microsoft Certified Solutions Expert
Server Infrastructure