Mais do que exigência do mercado. A atualização profissional expande seu olhar e prática em TI, área que busca por colaboradores mais qualificados
Com o aparecimento constante de novas ferramentas digitais, softwares e desenvolvimento de aplicativos para diferentes necessidades, os colaboradores de TI precisam se manter por dentro das novidades da área e avaliar a própria carreira, detectando se está no momento
de passar por uma atualização profissional.
Essa questão só passa pela sua cabeça quando vê alguma notícia de tendências na área de TI, ou se seu chefe e colegas de profissão destacam a atualização profissional como uma exigência do mercado? Além desses sinais, é preciso atenção sobre os próprios
objetivos que tem na profissão e o que fazer para alcançá-los.
Já em 2013 o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)1 apontava que a maioria das vagas de trabalho eram para profissionais de TI com ensino superior. O estudo apresentava 49,5 mil postos abertos (16%) entre 2009 e 2012. Após alguns anos encontramos dados
atuais, como do The Network Skills in Latin America2, encomendado pela Cisco à IDC, que mostra maior demanda por especialistas de TI na América Latina do que oferta de trabalho, tanto que até 2019 o déficit chegará a 449 mil profissionais. O mesmo estudo revela o Brasil como o país da região com maior déficit desse profissional:
- 2015 – déficit de mais de 195 mil;
- 2019 – déficit será de 161 mil.
Mas ao sustentar a qualificação profissional para ocupar as vagas e atender as exigências do mercado de TI, é preciso avaliar: onde você está? Onde quer chegar?
Comece pelo check-up de carreira
O check-up de carreira leva esse nome exatamente por ser um caminho pelo qual você consegue identificar em qual fase está, o objetivo profissional que quer alcançar e os recursos que têm para concretizá-lo.
Tome nota em um papel ou no seu computador sobre as seguintes questões. Lembrando que o que encontrará abaixo são só algumas perguntas para começar a refletir sobre a necessidade por uma requalificação da carreira. Se precisa aprofundar essa autoanálise,
conte com consultorias especializadas em recolocação profissional.
- Qual é a principal dificuldade sobre determinada novidade do setor de TI que precisa aprender?
- Quais os meios que você encontra para se capacitar diante dessa atualização?
- Os custos para os novos aprendizados cabem no seu orçamento?
- A empresa onde trabalha oferece espaço para novas experiências e plano de carreira?
- Se estiver à frente da gestão de TI, passa por treinamentos sobre as atualizações desse departamento?
Faça cursos de extensão que colaboram na sua atualização profissional em TI
Após responder as perguntas acima como parte da autoanálise sobre a sua carreira, avalie suas respostas. Se é confirmada a atualização profissional como a necessidade principal para avançar na área de TI, faça cursos de extensão que oferecem uma visão ampla e mais dinamismo no seu dia a dia de trabalho.
É importante saber investir em você. Separe parte da sua reserva financeira para fazer um curso técnico, faculdade, pós-graduação ou cursos livres (de menor duração), dependendo do nível em que se encontra e da verba que tem disponível. Atenção ao escolher a instituição de ensino superior: não escolha só a que tem o curso que deseja e se é perto da sua casa ou trabalho, verifique se é credenciada no MEC (Ministério da Educação).
E quanto aos cursos livres, antes veja se oferecem certificados pois essas documentações também podem ser exigidas no futuro, pela empresa onde trabalha atualmente ou em futuras oportunidades.
The book is on the table…. Vá além e compreenda bem outros idiomas
Além de dominar o português, quando se tem o conhecimento de outros idiomas o profissional aumenta as chances de avançar no mercado de trabalho. E por atuar na área de TI, você ouve e encontra muitos materiais em inglês. Não conseguirá entender a partir do embromation. Hoje, existem diversos cursos com custos mais acessíveis e até mesmo com professores de países que têm o inglês e espanhol como língua nativa. Isso lhe oferece uma outra visão sobre a parte prática e experiência na hora da conversação.
Amplie os contatos profissionais
Quando se quer ampliar os horizontes profissionais e precisa se atualizar sobre a área onde atua, é fundamental lembrar e poder contar com as pessoas. Para isso, mantenha um networking ativo com conversa agradável, sem o tom de cobrança por ajuda, e se mostre
disponível para aprender novos processos de trabalho.
Há diversas maneiras de conseguir apoio sem demonstrar insegurança. Arranje um intervalo para conversar e que seja bom para as duas partes. Mostre suas aptidões e como pode colaborar em determinada atividade. Essa atitude vai fixar seu talento na mente dos contatos profissionais e ainda aumenta a chance de encontrar um (a) mentor (a) que pode lhe alertar sobre as oportunidades que ainda não conseguiu identificar.
Mantenha-se atualizado (a) sobre as novidades de TI
Para ficar por dentro do que ocorre na área de TI, nacional e internacionalmente, acompanhe os veículos de comunicação e outras publicações especializados nesse setor.
Vários deles consultam especialistas e divulgam notícias, pesquisas e tendências, como o MIT Technology Review, ComputerWorld, Olhar Digital e TechTudo.
As cinco etapas acima são apenas orientações iniciais para alcançar sua atualização profissional e, como resultado, uma carreira mais qualificada. Aproveite essas dicas e já comece a praticá-las.
Fontes:
- Profissionais de TI têm maior chance de emprego, avalia o IPEA/Exame.com: https://goo.gl/j4z9Nk
- The Network Skills in Latin America/IDC: https://goo.gl/TLQsDw
Sabia que o Milvus também fornece uma universidade por onde os colaboradores da sua empresa de TI reforçam o aprendizado sobre uma plataforma que ajuda a aumentar a produtividade e qualidade no atendimento ao seus clientes? É online, com vídeos aulas e quiz interativo. Saiba mais fazendo o teste gratuito: CLIQUE AQUI