TrueCrypt é um aplicativo de código aberto para Windows, Mac e Linux que cria volumes criptografados que podem ser montados como unidades virtuais. Esta aplicação tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real se tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como um flash drive USB.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma “transparente”. Possibilita dois níveis de proteção. Caso seja obrigado a revelar a senha, há uma segunda proteção na qual o acesso aos dados estará preservado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/TrueCrypt
Recentemente o Site do Projeto TrueCrypt, que agora aponta para o SourceForge.net, foi divulgada uma mensagem dizendo que o TrueCrypt não é mais seguro por conter vulnerabilidades não corrigidas e continua explicando que com o fim do Suporte do Windows XP não iriam continuar seu desenvolvimento por entenderem que as novas versões do sistema já contém ferramentas embutidas para criptografia de volumes, como por exemplo o BitLocker.
Especulações a parte, a verdade é que eu e outros tantos gostamos e utilizamos o TrueCrypt em nosso dia a dia e ficamos tristes, e porque não dizer órfãos de um programa multiplataforma e de grande utilidade, o mesmo já foi alvo de alguns posts aqui do Portal, veja os links abaixo:
- Criptografia Multiplataforma (TrueCrypt);
- Criptografando com Truecrypt;
- TrueCrypt – Recipiente Oculto.
Como o código fonte fora disponibilizado um grupo da suíça adotou o projeto e dará prosseguimento ao desenvolvimento com um diferencial que faltava ao TrueCrypt, que mesmo tendo mais de 10 anos de vida seus desenvolvedores eram anônimos. A organização esta por conta de Thomas Bruderer e Joseph Doekbrijder.
Segundo os organizadores ele ainda não é um fork, mas será em breve e quem sabe com um novo nome e logo. Suas principais prioridades são:
- Ter um produto disponível novamente;
- Encontrar voluntários interessados e capazes de ajudar. Encontrar e resolver quaisquer problemas jurídicos, e identificar problemas de segurança;
- Criar um Fork do projeto e resolver os problemas de segurança. Encontrar uma associação de apoio para desenvolvimento contínuo.
E como medida adicional o atual código do TrueCrypt foi enviado para análises e vocês podem acompanhar o andamento em opencryptoaudit.org.
Para quem deseja acompanhar o desenrolar do projeto esse é o endereço do projeto truecrypt.ch. Agradeço a Jaison D. Vieira por compartilhar o link do novo lar do TrueCrypt e ao Mário Ribeiro por ter perguntado no Facebook por uma alternativa.
Tenho o TrueCrypt salvo em dois HDs externos meus, com todos os tutoriais, e vou guardá-los a sete chaves. Uso ele em todos os gadgets meus. Aplicação fantástica. Jamais deixarei de usá-lo, enquanto os suíços não disponibilizem a nova versão. :) Só não sei usá-lo em meu Smartphone. Se alguém usa e puder me auxiliar como usar usar, agradeço. Meu Twitter: @adilsonbahai